Comunicação e Educação Financeira: reflexões e práticas acadêmicas
Resumo: Trata-se de um projeto de discussão, reflexão e aplicação pedagógica com base nas contribuições da Estratégia Nacional de Educação Financeira -ENEF – Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Considera-se na pesquisa, o conceito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE que versa sobre a educação financeira como “processo mediante o qual os indivíduos a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos”. Com foco no tema “consumo”, no caráter de sensibilização a estudantes de duas turmas do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública de ensino de Porto Velho, o objetivo geral do projeto é estimular a reflexão sobre a vida financeira do público-alvo e promover o estímulo aos planejamento e sensibilização quanto ao uso do dinheiro, por menor valor que seja. A metodologia tem como escopo a Pesquisa-Ação, e ainda a intervenção educomunicativa nas ações de divulgação dos resultados pelos próprios participantes do projeto.
Coordenadora: Profa. Ma. Evelyn Iris Leite Morales Conde
Acadêmica de Iniciação Científica: Jamille Batista Ferreira da Silva
Período: 07/2015 a 07/2017
Vínculo: Grupo de Estudos Pedagógicos – GEP/UNIR/Vilhena
Evolução da região Madeira-Guaporé: uma análise dos aspectos socioeconômicos
Resumo: Neste projeto investigaremos alguns fenômenos responsáveis pela evolução socioeconômica da Região Madeira-Guaporé no período de 2010 até 2013, tendo por objetivo identificar e analisar os principais fatores que influenciaram a evolução socioeconômica dessa Região. Em particular, estamos interessados em traçar a evolução histórica tomando por base fontes secundárias e identificar a aplicação de políticas públicas que permitiram a concretização do quadro evolutivo. Para estudar esses fenômenos, propomos uma pesquisa onde devemos descrever as análises obtidas por meio de consulta documental e de referências cientificas, tomando por base uma amostra previamente determinada, que se caracteriza pelos municípios que compõem a Região aqui explorada. A partir daí obter as variáveis de interesse (produto interno bruto, geração de renda, infraestrutura, analfabetismo, taxa de escolaridade, relação população urbana X população rural, mortalidade infantil, expectativa de vida, saneamento básico e coleta regular de lixo) relacionadas aos aspectos socioeconômicos dos municípios selecionados para a composição da amostra.
Coordenadora: Profa. Ma. Gleice Carvalho de Lima Moreno
Pesquisador integrante: Prof. Otacílio Moreira de C. Costa
Acadêmico de Iniciação Científica: Denner Guilherme O. e Silva
Período: 08/2016 a 07/2017
Vínculo: Grupo de Pesquisa de Economia Aplicada da Amazônia-GPEAM
Plano Político Pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis de Porto Velho: um estudo analítico de conteúdo
Resumo: Em face à demanda de profissionais com habilidades inovadoras no aporte teórico e prático na área de Ciências Contábeis, e em acompanhamento ao avanço tecnológico profissional e crítico, este projeto pretende analisar o conteúdo curricular dos cursos das graduações presenciais em Porto Velho, sendo as instituições: Fatec, Faro, Uniron, Fimca e Unir (Porto Velho), sendo a última a única pública neste estudo. O problema de pesquisa se volta à forma como estão distribuídas as unidades de conhecimento nos currículos a serem analisados, para a compreensão do perfil de profissional que a instituição pretende lançar ao mercado em questão. Como objeto de uma análise de conteúdo, os Projetos Pedagógicos dos cinco cursos mencionados serão observados com base em variáveis como carga horária e Unidades de Conhecimento Comum (UCC), privilegiando uma abordagem qualitativa acerca do ementário ao cruzar informações do conteúdo curricular dos projetos.
Coordenadora: Profa. Dra. Gleimiria
Pesquisadores integrantes: Profa. Ma. Evelyn Iris Leite Morales Conde; Pedro Luiz
Acadêmico de Iniciação Científica: Fernanda de Souza Matos Assis; Vanessa Rios de Almeida; Natália Escobar Alioti
Período: 08/2016 a 07/2017
Vínculo: Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPOrg
Mapeamento das compras públicas da Universidade Federal de Rondônia sobre a adoção de critérios de sustentabilidade
Resumo: Todos os indivíduos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto em nossa Carta Magna de 1988, em seu art. 225 e em diversas normas jurídicas em vigor no nosso País. O poder Público e a coletividade tem o dever de defender e preservar o meio ambiente para geração presente e futura. A degradação do meio ambiente é visível a todos e as consequências por não preservá-lo também. O Poder Público a nível dos três entes da Federação tem obrigação de cuidar do meio ambiente quando deflagra procedimentos licitatórios, por ser o maior comprador de bens e serviços. A pesquisa a análise dos editais de licitação da Universidade Federal de Rondônia, no período entre 2014 e 2015, visando identificar a adoção de critérios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente nas compras públicas de aquisição máquinas e aparelhos consumidores de energia, cartuchos de tinta e toner, pneus, pilhas e baterias, serviços de limpeza e conservação, até a sua destinação final dos rejeitos. Para tanto, será realizada uma abordagem exploratória de ordem qualitativa e quantitativa, trabalhando com a coleta de dados de editais e uma pesquisa survey do conhecimento e capacitação dos servidores do setores demandantes, comissão permanente de licitação, pregoeiro e equipe de apoio. Ao final do projeto, será produzido análises dos dados e perspectivas e sugestões para melhor as compras públicas sustentáveis da UNIR, publicação de artigos, seminário de apresentação dos dados, bem como serão gerados relatórios que poderão ser disponibilizados no Portal da UNIR.
Coordenação: Profa. Marlene Valério dos Santos Arenas
Acadêmicos de Iniciação Científica: Vinicius Marcelo Souza Mamedes, Diego Miranda de Lima, Sidney de Oliveira Rodrigues
Período: 07/2016 a 07/2017
Vínculo: Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA
Assédio moral, saúde do trabalhador, suas implicações psicossociais e o custo empresarial
Resumo: Várias são as formas de sofrimento e violência no ambiente de trabalho que repercutem na saúde física e mental do trabalhador. Essa violência ocorre, entre outras manifestações perversas e sutis, pelo assédio moral, com danos indeléveis à saúde do trabalhador, podendo chegar a induzi-lo ao suicídio. Assédio moral é um problema que evolui e se propaga em vários setores das organizações, prejudicando o ambiente de trabalho. Além da repercutir na saúde da vítima de assédio, também representa um custo alto para a organização em que se manifesta. Esta pesquisa propõe-se em analisar as práticas de assédio moral, bastante comuns, no ambiente público e privado, e identificando as possíveis práticas, consequências para a saúde, implicações psicossociais e custos empresariais. Para isso, pretende-se aplicar a pesquisa junto a uma amostra que será previamente definida. Este estudo se vê como necessário, por conta do aumento dos casos no Brasil e pelas fragilidades na estrutura interna das organizações públicas e privados, que possibilitam a disseminação e a continuidade das ações sem a devida penalidade aos assediadores. O resultado desta pesquisa busca contribuir com novos elementos, que propiciem conhecimento aos leitores quanto à legislação vigente, alertando principalmente aos gestores sobre possíveis riscos no desenvolvimento das atividades.
Coordenação: Profa. Marlene Valério dos Santos Arenas
Período: 08/2016 prazo indeterminado ou permanente
Vínculo: Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA